Comunidade de São Pio X
 Comunidade de São Pio X
Unidades de Missão
 
  • Capela de São Pio X
    Capela de São Pio X

    A Capela de São Pio X está localizada na jurisdição territorial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Campina Grande – PB e situada a Rua Afonso Pena, 79 centro da cidade.

    Histórico

    O prédio da capela foi doado para a Mitra Diocesana de Campina Grande pelo Sr. José de Brito e em 14 de março de 1960 foi inaugurada pelo Padre Antônio Nóbrega de Albuquerque que adaptou-a para o novo fim a que seria destinado. Inicialmente foi arquitetada a frente da Capela, a Sacristia e o altar que se destaca pela sua simplicidade estilística.

    Em março de 1979, o então Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Pereira da Costa, por ver a capela fechada e sem atividades, diante da evasão de sacerdotes que deixaram o ministério, após o Concílio Vaticano II, entregou as chaves a Antonio Lucena que estava iniciando um trabalho com a recém-chegada Renovação Carismática Católica (RCC). “Lucena, inicie um trabalho da Renovação Carismática na capela que está atrás de sua casa, pois lá deve ser porta de entrada para a Igreja”, ordenou o Sucessor dos Apóstolos.

    Em 24 de março de 1979, iniciou o primeiro Grupo de Oração da RCC, intitulado de “São Pio X” que está ativo até os dias de hoje. Com o passar dos anos outros Grupos de Oração foram surgindo na mesma capela, “Discípulos de Cristo” nas segundas-feiras a noite, “Viva Fé” nas terças-feiras a tarde.

    Atualmente na Capela de São Pio X é cedida em comodato pela Mitra Diocesana para a mantenedora da Comunidade de São Pio X. Toda a animação pastoral está a cargo dos Missionários da Comunidade de São Pio X. 

    Curiosidade

    A Capela de São Pio X é também conhecida como “Igreja do Besouro”. “Mas porque esse nome?” tantos assim questionam.

    O algodão no início do século XX foi para Campina Grande a principal atividade responsável pelo crescimento da cidade, atraindo comerciantes de todas as regiões da Paraíba e de todo o Nordeste. Até a década de 1940, Campina Grande era a segunda maior exportadora de algodão do mundo, atrás somente de Liverpool, na Inglaterra. Por isto, Campina Grande já foi chamada de a “Liverpool brasileira”.

    Onde atualmente está localizada a capela era uma fábrica descaroçar algodão, e lá possuía um descaroçador que funcionava a diesel e emitindo um barulho parecido com um besouro. Logo a rua Afonso Pena era conhecida, por ser muito estreita, como o “Beco do Besouro”, em seguida com a abertura da capela, a Igreja do “Beco do Besouro”, a “Igreja do Besouro”.

     
  • Lanchonete FraterCafé
    Lanchonete FraterCafé

    A convivência entre os irmãos da Comunidade de São Pio X sempre foi caracterizada pela alegria e os momentos de partilha e lazer. Desde o início da comunidade todos esses momentos são sempre muito bem festejados ao redor da mesa.

    Após a inauguração da sede da Comunidade de São Pio X, em 27 de abril de 2014, a um espaço foi destinado para uma lanchonete. A este espaço deu-se o nome FraterCafé. Um local agradável, que favorece a boa conversa entre irmãos. A proposta da lanchonete é traduzida pelo seu slogan “Sabor de Fraternidade”.

    Horário de Funcionamento
    Segunda a Sexta das 17h30 às 21h30
    Sábado das 14h30 às 17h30.

     
  • Centro de Formação
    Centro de Formação

    O Centro Católico de Formação Prof. Antônio Lucena (CCFAL) é uma unidade de missão da Comunidade de São Pio X. É mantido pela Associação Carismática Católica de São Pio X e sediado na Rua Afonso Pena, 61, na cidade de Campina Grande, no Estado da Paraíba.

    O CCFAL foi inaugurado em 27 de abril de 2014, dia do natalício do fundador da Comunidade de São Pio X, Antonio Lucena. Por este motivo, recebeu o nome de Centro Católico de Formação Prof. Antonio Lucena, a título de homenagem e reconhecimento pelos contributos com a educação de Campina Grande e, quiçá, do Estado da Paraíba, pois desempenhou com louvor e reconhecimento da sociedade, a função de professor universitário da então Universidade Federal da Paraíba – atualmente Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e também da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde chegou a ser Reitor. 

    Além da contribuição acadêmica, o Prof. Antonio Lucena contribuiu também com a evangelização e formação religiosa e doutrinária de inúmeros fieis católicos dos movimentos do Cursilho de Cristandade e da Renovação Carismática Católica nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Atuou também nos cursos de formação promovidos pela Comunidade de São Pio X. Esta merecida homenagem foi aprovada na 22ª reunião do Governo Geral da Comunidade de São Pio X, em 2 de novembro de 2013; e na 1.ª Reunião do Conselho Moderador da Comunidade de São Pio X e do Conselho Consultivo da Associação Carismática Católica São Pio X, em 22 de fevereiro de 2014.

    Nosso Diferencial

    • Ambiente de Fé;
    • Salas climatizadas com capacidade máxima de até 30 alunos;
    • A melhor estrutura física da região;
    • Todas as turmas com vagas para bolsistas;
    • Lanchonete

    Desconto Especiais para Sócio Fiel

    A Comunidade de São Pio X quer sempre agradecer a você sócio por colaborar fielmente com esta obra. E para você sócio fiel da Comunidade de São Pio X, reservamos um desconto especial nos cursos do Centro Católico de Formação.

    Locação de Salas

    As salas do Centro Católico de Formação Prof. Antonio Lucena estão disponíveis para locação onde poderão ser realizados palestras, treinamentos e reuniões.

    Cursos oferecidos

    Serão oferecidos diversos cursos nas áreas de comunicação, religião e doutrina católica, saúde e administração. Além de aulas para Concursos Públicos e Vestibulares.


    Clique aqui para fazer o download do Regimento Interno e do Contrato de Prestação de Serviços.


     
     
  •  
    Contato
     
     

    Comunidade de São Pio X

    Rua Afonso Pena, 61 - Centro - Campina Grande - PB
    (83) 3341-7017
     
     

    Copyright @2017 Associação Carismática Católica São Pio X. Direitos reservados.