Comunidade de São Pio X
 Comunidade de São Pio X
Notícias da Igreja
 
20.Abr - Dom Sérgio: saímos dessa Assembleia revigorados na fé
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Dom Sérgio: saímos dessa Assembleia revigorados na fé

Um momento de ação de graças pela 56ª Assembleia Geral da CNBB, pela conferência episcopal do Brasil e por toda a Igreja. Esse foi o foco da homilia do presidente da CNBB, Cardeal Sérgio da Rocha, na Missa desta sexta-feira, 20, quando termina a reunião do episcopado brasileiro iniciada na quarta-feira, 11 de abril. 


“Bendizemos a Deus pelo testemunho de comunhão, de unidade, pela convivência fraterna, pelas celebrações que ocorreram nesses dias. Agradecemos ao Senhor pelos vários estudos e pronunciamentos aprovados nessa Assembleia”, disse o cardeal, que é arcebispo de Brasília (DF). Ele mencionou como um dos documentos aprovados aquele referente ao tema central desta Assembleia: a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil. 


Mencionando o Ano do Laicato, Dom Sérgio renovou uma vez mais o agradecimento aos leigos e leigas que se dedicam à ação pastoral e missionária nas comunidades e na sociedade. Da liturgia do dia, destacou a presença de Jesus Ressuscitado, o que a Igreja continua a proclamar nesse tempo pascal.  “A Igreja vive do encontro com o Senhor ressuscitado. (…) Nesta eucaristia, Jesus Ressuscitado vem a nós, Ele está no meio de nós”. 


Dom Sérgio destacou que essa Igreja orante e contemplativa, que vive do encontro com o Ressuscitado, é a mesma Igreja-comunidade, acolhedora, que vive do encontro fraterno, a “Igreja em saída”, enfatizada pelo Papa Francisco. “Queremos ser hoje Igreja que compartilha a luz da Palavra, que oferece a graça de recuperar a vista quando o olhar da fé vai se enfraquecendo”. 


O Salmo da liturgia de hoje apresenta o mandato missionário de Jesus: “Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho”. Segundo o cardeal, esse é um mandato que continua a ecoar ao final dessa Assembleia da CNBB. Ele destacou que o serviço da caridade, da justiça e da paz é uma exigência da fé e consequência do encontro com Cristo na Eucaristia. 


“Saímos dessa assembleia e dessa Eucaristia revigorados na fé, fortalecidos na unidade e dispostos a caminhar com redobrado empenho ao encontro dos pobres que esperam pela Boa Nova de Jesus Cristo, dos aflitos que necessitam ser consolados, dos cegos que anseiam pela recuperação da vista, das vítimas da violência que buscam a justiça e a paz, dos tristes e desanimados para lhes oferecer os dons da alegria, da esperança e da vida nova em Cristo”.


Para que isso aconteça, Dom Sérgio falou da necessidade de permanecer em Cristo, alimentando-se do Pão descido do Céu. “Continuemos unidos, rezando uns pelos outros, firmes na fé, unidos na missão, dando testemunho do nosso amor pela nossa Igreja. E nisso nós contamos, de modo especial, com a intercessão de nossa Mãe e Padroeira, Nossa Senhora Aparecida”. 


 


Fonte: Canção Nova

 
Indique a um amigo
 
Contato
 
 

Comunidade de São Pio X

Rua Afonso Pena, 61 - Centro - Campina Grande - PB
(83) 3341-7017
 
 

Copyright @2017 Associação Carismática Católica São Pio X. Direitos reservados.