Sávio e a Imaculada Conceição - Formação - Comunidade de São Pio X
 
 Comunidade de São Pio X
 Comunidade de São Pio X
Formação
Sávio e a Imaculada Conceição
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Sávio e a Imaculada Conceição

Hoje a Igreja celebra a memória de São Domingos Sávio, luz de Deus para nossa fé.


Domingos cresceu numa família repleta de valores e desde muito pequeno impressionava por sua maturidade humana e sobretudo cristã. Um reflexo e modelo de santidade para todos e especialmente para os jovens, que mostra com o esplendor da sua rápida e triunfante vida que a juventude pode ser alegre e ser vivida com seriedade pelo Reino de Deus. Que é possível que a alegria caminhe lado a lado com os retos e sérios propósitos de uma vida santa, sem fazer perder em nada a beleza dos dias de juventude, mas confere a eles uma beleza inigualável e uma aventura de amor irrepetível.


Ainda muito novo, escreve em seu pequeno caderno o seu grande projeto de vida: "Meus amigos serão Jesus e Maria. Antes morrer do que pecar". Domingos jamais voltou atrás dessas palavras. Assim como seus grandes amigos, Jesus e Nossa Senhora, ele disse "sim" ao chamado de Deus e ao seu ideal de eternidade e jamais se desviou deste caminho. Seu sim foi eterno e ecoa para o mundo por toda a eternidade.


Aos 12 anos, Domingos encontra-se com São João Bosco, o santo da juventude, e pede para ser admitido no Oratório de Turim, pois desejava com toda a sua alma ser Sacerdote. Pediu a Dom Bosco que o ajudasse a ser santo, e assim foram os dois.


Assim é o seu curso rápido de vida. Domingos é uma presença jovem, alegre, afável e serena . Empenha-se sempre em cumprir seus deveres, serve seus colegas, ensina-os sobre as belezas da Igreja e sua doutrina, pacifica discussões e sempre fala sobre a alegria da santidade e sobre o ódio ao pecado.


A vida de Domingos ganha um impulso ainda maior por causa de sua devoção filial Àquela que desde sua primeira infância, escolheu por amiga inseparável, Nossa Senhora.


Em especial, no ano de 1854, quando o Papa Pio IX proclama o Dogma da Imaculada Conceição, Domingos se consagra à Virgem Maria e avança rapidamente pela escada da perfeição. Até que dois anos depois, funda a "Companhia da Imaculada", para exercer sua ação apostólica com os demais jovens.


São Domingos é uma pérola preciosa da Igreja, um santo jovem, que viveu 15 anos, após ser acometido de uma grave doença, com um amor extraordinário pela Igreja, por Nosso Senhor e Nossa Senhora. Não é a toa que foi definido como o "pequeno, porém grande gigante do Espírito".


Domingos entendeu desde muito cedo sobre a brevidade da vida, fazendo dos seus rápidos anos na terra um ato perene de amor à Deus. A vida de São Domingos ensina-nos mas também convida-nos a tornar o projeto de vida desta criança também o nosso: sermos amigos de Jesus e Nossa Senhora e odiarmos o pecado. Domingos aponta-nos com a simplicidade de uma criança esta via segura para chegarmos a santidade. Mostra-nos que temos tantos projetos e deixamos de lado aquele que deve ser nosso grande e principal projeto: sermos santos. A vida é breve, a noite se aproxima e o dia virá, que possamos no clarear do grande dia de nossas vidas encontrarmos com nossos grandes amigos, Jesus e Nossa Senhora e termos a certeza que a nossa vida foi consumida toda de amor!


Fonte: Karoline Costa, fvc

 
Categoria 1

Categoria 1

Indique a um amigo
 
Contato
 
 

Comunidade de São Pio X

Rua Afonso Pena, 61 - Centro - Campina Grande - PB
(83) 3341-7017
 
 

Copyright @2017 Associação Carismática Católica São Pio X. Direitos reservados.