João Batista: o profeta da porta estreita - Formação - Comunidade de São Pio X
 
 Comunidade de São Pio X
 Comunidade de São Pio X
Formação
João Batista: o profeta da porta estreita
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
João Batista: o profeta da porta estreita

Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram.(São Mateus 7,13-14)


O São João, para nós campinenses, permanece sendo uma data marcante para nossas tradições como a fogueira, comidas de milho e a família reunida. Mas, quantas vezes nos esquecemos a vida e missão do grande santo que concede o nome a festa!


São João sabia de forma profunda quem ele era e qual missão o Senhor tenha designado para ele. Quando questionado sobre si, São João respondeu: "(...) Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías." (Jo 1,23). Ele sabia que não era o Messias prometido, deixou bem claro que vivia aquilo que Santa Catarina de Sena nos exorta: "Não sejamos ladrões da Glória de Deus". Era verdadeiramente humilde, pois disse sobre Jesus: "Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado. (Jo 1, 27). 


A coragem e a força de São João Batista também eram suas marcas. Não hesitpu em denunciar a gravidade do comportamento de Herodes ao afirmar para ele: " (...) Não te é permitido ter a mulher de teu irmão. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém" (Mt 6, 18-19). Por essa defesa da Verdade, foi martirizado, sendo decapitado. 


Neste ponto, cumpre lembrar que o martírio deste Grande santo é celebrado no dia 29 de agosto. Isto, em geral, é o que acontece com a maioria dos santos na liturgia: comemora-se o dia de sua morte com grande alegria, pois foi este o dia que o Senhor escolheu para que esses filhos amados entrassem no Reino do Céu. Mas, e o dia 24 de junho, então? Ele diz respeito a natividade de São João Batista, ou seja, comemoramos o dia de seu nascimento. Essa honra de comemorar além do martírio, sua natividade, a Igreja apenas concedeu ao Senhor Jesus, Nossa Senhora e São João.


Cumpre destacar, que o convite que o primo de Jesus fez continua até hoje para nós. É necessário endireitar nossos caminhos. As paixões, os pecados, os vícios e nosso egoísmo, nos afastam de Deus e do projeto de santidade que Ele tem para nós. São João Batista deixou claro que a porta é estreita! A generosidade para amar é exigente, e abrange sacrifícios, renúncias, morte de si para gerar a verdadeira vida que chega no próximo.


O Senhor pede de nós muito mais que a salvação, Ele nos pede SANTIDADE! Esta é a única meta pela qual vale a pena dar a vida. Queremos dizer como São Paulo, "eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim (...)" (Gl 2,20). É a configuração com Cristo, o matrimônio espirtual - em que não existe mais diferença entre a sua vontade e a de Deus - que buscamos, e com a ajuda e intercessão de São João Batista, nós conseguiremos.


São João Batista, rogai por nós!


Fonte: Laíne Sousa Trovão, fvc

 
Categoria 1

Categoria 1

Indique a um amigo
 
Contato
 
 

Comunidade de São Pio X

Rua Afonso Pena, 61 - Centro - Campina Grande - PB
(83) 3341-7017
 
 

Copyright @2017 Associação Carismática Católica São Pio X. Direitos reservados.